(71) 3026-5904

    MOKAMBO: Nguzo Malunda Bantu 

    MOKAMBO: Nguzo Malunda Bantu

    O Filme “MOKAMBO: Nguzo Malunda Bantu” (MOKAMBO: Força da Tradição Bantu) resgata a trajetória dos primeiros negros trazidos escravizados para o Brasil, a partir do século XVI. É o povo de origem Bantu, que vivia na África Subsariana, todo o território abaixo da linha do Equador.
    É o reconhecimento da contribuição e do verdadeiro valor desse povo para a cultura brasileira. Para não sucumbirem diante dos dominadores, os Bantus adaptaram-se rapidamente ao novo mundo e promoveram a reinvenção de todo o seu processo civilizatório sem, no entanto, perder sua identidade e autenticidade, guardadas a sete chaves. Por isso eram reconhecidos, erroneamente, como um povo dócil, que não oferecia resistência, sem cultura e sem tradições religiosas. Existe um legado herdado pelos brasileiros, reconhecido hoje em nossa formação étnica e cultural, a exemplo da influência na língua que falamos, dos quilombos, do samba, da capoeira e da feijoada.

    O eixo gravitacional desse estória é O Terreiro Mokambo – Onzó Nguzo za Nkizi Dandalunda Ye Tempo (Casa da Força Espiritual das Divindades Dandalunda e Tempo), situado na Vila Dois de Julho, no bairro Trobogy, em Salvador, com tradição do Candomblé de nação Congo/Angola, é um espaço difusor deste legado Bantu na Bahia. Através de imagens gravadas na África e na Bahia, o filme registra as principais celebrações no Terreiro e passeia por lugares e fatos ao longo dos tempos. A história do legado Bantu no Brasil será contada através de depoimentos de historiadores, adeptos e estudiosos da cultura Bantu, além de pais, mães e filhos de Santo.

    Conheça um pouco mais em http://www.mokambofilme.com.br/

    Assista o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=1BcwWLyVVtY





     

     



     

     

     



     

     

     

    Dados do Projeto
    Título

    Mokambo

    Formato

    Telefilme

    Gênero

    Documentário

    Autor

    Soraya Mesquita

    Diretor

    Soraya Mesquita

    Produção

    DPE Produções

    Estágio

    Finalizado

    Tempo

    52 minutos

    Público Alvo

    Adulto