(71) 3026-5904

    O Milagre dos Pássaros 

    O Milagre dos Pássaros

    Aconteceu na localidade de Piranhas, em Alagoas, às margens do rio São Francisco. Ali moravam o capitão Lindolfo Ezequiel e sua mulher, Sabô. O capitão era famoso por sua atividade de pistoleiro e por ser casado com a mulher mais desejada da região, o que lhe exigia vigor físico e o exercício da fama de matador.

    Certo dia, chegou ao lugar Ubaldo Capadócio, caboclo alto e de boa estampa que se destacava nas artes da literatura e da música popular: era autor de folhetos de cordel e, num forrobodó, tocava harmônica como ninguém. O poeta era requisitado nos quatro cantos para animar batizados, casamentos e até velórios. Além disso, era dado ao galanteio: arrebatava corações e mantinha duas famílias, uma na Bahia, outra em Sergipe, tinha três esposas e nove filhos.

    Em Piranhas, Ubaldo Capadócio caiu de amores pela mulher de Lindolfo Ezequiel. Desavisado, foi parar na cama de Sabô. E o capitão, que estava de viagem, voltou antes da hora. Para se safar dessa enrascada e virar tema de relato afamado, Ubaldo Capadócio precisou contar com a presença de numerosas testemunhas, muitos pássaros e uma ajudinha da Providência.

    Em O milagre dos pássaros, Jorge Amado transforma uma história consagrada oralmente em matéria literária. Narrativa breve, entre o conto e a novela, o texto é um episódio de traição e desonra típico da tradição popular do sertão nordestino.

    Com o humor e a habilidade narrativa que lhe são próprios, o escritor recupera e eterniza esse caso desabusado que ganhou a boca do povo e correu o sertão.


    Dados do Projeto
    Título

    O Milagre dos Pássaros

    Formato

    Telefilme

    Gênero

    Drama, Humor

    Autor

    Baseado na obra de Jorge Amado. Adaptação de Adolfo Rosenthal

    Diretor

    Adolfo Rosenthal

    Produção 

    Contém Conteúdo 

    Coprodução 

    DPE Produções

    Estágio

    Finalizado

    Tempo

    52 minutos

    Público Alvo

    Adulto